RSS
Bem-vindo ao meu blog. Aqui discutiremos sobre o Audiovisual na Educação. Participe comentando!! :)

.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CLASSIFICAÇÃO E ELEMENTOS DE UM VÍDEO




Basicamente podemos classificar os tipos de videos como:
  1. Quanto ao conteúdo:
  • Cinematográfico (contação de história semelhante aos gêneros da literatura - drama, romance, terror,...); 
  • Documentário (divulgação de temas científicos, biografias, fatos históricos);
  • Animação (vídeos produzidos com desenhos, imagens, massa, computadores);
  • Videoclipe (divulgação de uma música e/ou artista); 
  • Didático (vídeos elaborados com fins educativos - embora qualquer vídeo possa ser considerado educativo a depender do uso que se faz dele);
  • Programação Diversificada (divulgação de programas, de novelas, produtos,...);
   2.   Quanto ao tempo de filmagem:
  • Curtametragem (tempo abaixo de 15min)
  • Mediametragem (tempo entre 15 e 70min)
  • Longametragem (tempo acima de 70min)
  3.  Quanto ao sistema de captação e armazenamento das imagens
  • Analógico (registro e armazenamento em fitas magnéticas com a captura de várias fotografias por minuto);
  • Digital (armazenamento através de codificação binária, onde as  imagens são gravadas de modo eletromagnético - modo analógico - e armazenadas em bits  (0 ou 1). Esse processo facilita a edição de imagens por ser uma linguagem usada pelos computadores.

Elementos de um vídeo

·         Para criar um vídeo de qualidade e com um caráter mais "profissional", independente do tipo, é necessário integrar vários elementos além do áudio e vídeo. Vamos conhecer alguns desses elementos?
·         Fotografia - resulta da criação de uma imagem estática por meio de exposição luminosa, fixando a mesma em um meio material que constitui uma superfície bidimensional.
·         Áudio - No vídeo, o áudio permite ouvir a fala e os diversos sons do ambiente filmado, além disto, pode viabilizar a criação de estados emocionais distintos no espectador através de efeitos sonoros e/ou trilhas musicais diversificadas.
·         Linguagem - consiste em qualquer sistema de signos que visa produzir significação, por meio da comunicação de idéias ou sentimentos, mediante gestos, sons, gráficos entre outros recursos dos sentidos. Por meio do vídeo é possível a utilização de alguns destes recursos, ou ainda, a combinação destes. 
·         Cenário/ *Locação - representa a composição de elementos físicos e/ou virtuais que definem o espaço de representação e sua ambientação enquanto espaço cênico (que é definido em função de uma representação teatral ou similar).
·         Personagens são elementos que estão vivos em uma obra narrativa, podem ser humanos, objetos, animais, plantas ou quaisquer outras coisas que a imaginação possa vivificar. 
·         Público Alvo e sua adequação são as pessoas a quem se destina uma obra cultural.
·         Duração diz respeito ao tempo de apresentação da obra de vídeo em minutos.
·         Animação é a técnica para promover a sensação de movimento através da passagem de diversos quadros pictóricos (pictogramas) em um determinado espaço de tempo.
·         Sinopse é o resumo do vídeo, base para o roteiro.
·         Roteiro é a estrutura argumentativa das obras narrativas. Através do roteiro podemos perceber a coerência entre as seqüências de atos ou cenas. 

0 comentários:

Postar um comentário

.