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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A produção de Audiovisual como recurso pedagógico


Costuma-se encarar o audiovisual apenas como recurso didático. De fato, ele pode ser assim empregado, com resultados diretamente proporcionais ao repertório do educador na área e à sua capacidade de aproveitar-se da linguagem para trabalhar determinados conteúdos de aprendizagem e de produção do conhecimento. Trata-se, no entanto, de maneira restrita de analisar o potencial dos meios audiovisuais na formação de crianças e jovens.


Mais do que ferramenta paradidática, o produção cultural em forma de imagens e sons pode ser incorporada pelo sistema educacional como matéria curricular, como conteúdo programático, como objetivo pedagógico em si. Os caminhos a percorrer em direção a um cenário de plena integração e enraizamento do audiovisual nos ensinos fundamental e médio
envolvem dois aspectos predominantes:

a) a necessidade de qualificação específica do educador em relação à linguagem audiovisual, o que implica, entre outras políticas, a inserção do tema já nos cursos de formação de docentes, tanto no ensino médio quanto na graduação específica em Pedagogia e nas licenciaturas das diversas áreas do conhecimento.

b) a necessidade de inserção do audiovisual em grades curriculares, projetos multidisciplinares e atividades extracurriculares dos ensinos fundamental e médio.

Da maneira como se apresentam hoje, tanto a formação de docentes no país quanto o planejamento curricular nos ensinos fundamental e médio não só desprezam as possibilidades de uso do audiovisual para a produção do conhecimento, mas também, e principalmente, ignoram a urgente necessidade de preparar crianças e jovens para uma sociedade em que a troca de informações e a mediação pública se dão maciçamente por meio de imagens e sons.

Sérgio Rizzo
http://bemtv.org.br/portal/educomunicar/pdf/escolacontempla.pdf

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